Powered By Blogger

domingo, 31 de outubro de 2010

[Artigo] Uma nova maneira de pensar MTTs Microlimits - Dobra ou Vaza

Olá povo, voltando agora com mais um artigo do camarada Pokemão( http://twitter.com/#!/pokemaobr ) Vale a pena (eu odeio essa expressão rs) a leitura.

Uma nova maneira de pensar MTTs Microlimits - Dobra ou Vaza

Bem vindos novamente pessoal, acho que esses artigos dessa vez estão fluindo bem mais rápido que os outros.

No artigo que escrevi agora falarei sobre nossa primeira estratégia. Iremos denominá-la de DOBRA OU VAZA. Nome meio feio né? Mas o objetivo da estratégia é exatamente esse, ou você dobra e fica grande no torneio, ou vaza e economiza tempo.

- No que consiste essa estratégia?
A estratégia dobra ou vaza consiste em procurar por spots 60/40 ou melhor e jogar de modo a ir all in no pré flop e jogar apenas pela equidade da sua mão.

- Quando usar essa estratégia?
O ideal mesmo é usar essa estratégia quando você tiver em torno de 15 big blinds ou menos, mas ela pode ser usada até com 75 big blinds, dependendo da agressividade da mesa.

- Como obter êxito adotando essa estratégia?
O êxito dessa estratégia depende de inúmeros fatores: a agressividade da mesa, o envolvimento dos jogadores nas mãos, o selecionar de oponentes, e a sua mão.

Pelo que disse, dá para perceber que quanto mais agressiva a mesa mais big blinds poderemos "por em jogo" utilizando a estratégia do dobra ou vaza. E como perceberemos a agressividade da mesa? Observando os oponentes. Veja todos os showdowns e anote todas as mãos que os oponentes foram ao showdown, e como eles se portaram pré flop. O UTG deu raise com A5, o MP2 deu reraise com KJ, o botão deu raise com A6 e deu call no reraise do BB, o SB deu reraise com AA e foldou todas as outras mãos, o CO abre com qualquer 2 cartas se veio em fold.

ANOTE TUDO. E estabeleça os alvos da estratégia. Os alvos são aqueles jogadores spewy(agressivos) que não costumam largar pré flop, e é muito fácil perceber esses jogadores. Eles fazem demais raises em posições sem sentido, com mãos notoriamente fracas: ases fracos, pares fracos, K9, coisas do tipo, raise UTG+2 nos blinds 10/20, seguidos por outros raises em MP, e dão calls a reraises com maos muito fracas. Novamente eu digo que é de extrema importância vocês anotarem tudo, anotem quem folda para reraise, quem só dá call, quem volta, e com o que cada um faz isso, o nosso range de atolamento pre flop tem que ter uma equidade maior do que o range de call de atolamento do oponente. Em micro limits tem gente que é lokassa, hoje mesmo, eu dei um raise no MP2, e tomei um shove do MP3. Eu com AQ, parei, parei, parei e pensei, eu tinha que dar call em algo em torno de 25 BBS com minha mão. No final das contas não acreditei que estivesse atrás do range da criatura, paguei e ela me mostra um incomparável Q7o. Isso em um torneio de 11$, imagina o que o pessoal faz em torneios de 2.20, 3.30.

Essa estratégia não utiliza quase nenhum nível de pós flop, queremos usar a equidade da mão no pré-flop e ganhar nossos 60-70-80% das vezes, não expulsando o oponente, e construindo o pote sem free cards. Por isso a necessidade de nos adaptarmos ao envolvimento dos jogadores nas mãos, se na mesa não tem nenhum jogador que seja capaz de atolar com algo abaixo das expectativas, não se deve adotar esta estratégia, porque estaríamos trocando algo do tipo jogar pelo valor da mão, para algo do tipo atolar sempre estando atrás, ou aumentando a fold equity que não é o que visamos nessa estratégia. Outro fator importante no estudo do envolvimento dos oponentes, é a nosso distinção de quantos oponentes poderiam querer atolar a mão junto com você. Existem mãos que são horríveis de se atolar contra mais de um oponente, e isso é outra coisa que deve ser estudada a partir desse envolvimento. Quanto mais pessoas se envolverem a ponto de atolar a mão, mais restrito será o nosso range para a utilização de tal estratégia.

Alguns podem comparar essa estratégia como algo tipo o estilo SSS de cash game, outros como uma adaptação do push/fold (se bem que as vezes nem é tão push/fold assim) para quantidades maiores de blinds. Pela agressividade apresentada, existem pessoas que se adaptam melhor em um estilo mais agressivo pré flop. MAS COLOQUEM NA CABEÇA QUE VOCÊS NÃO VÃO GANHAR TORNEIOS (A MENOS QUE SEJAM AQUELES TURBO DE 0.10 DA Stars) SHOVANDO TUDO, CONTRA TODOS, E UTILIZANDO ESSA ESTRATÉGIA ATÉ O FINAL DO TORNEIO. Eu considero essa estratégia mais um modo extra de conseguir fichas contra donkeys do que uma verdade absoluta de lucro abusivo. Mas obviamente que se eu precisar usar esses conceitos eu vou usar.

Agora, vocês devem estar pensando, tá ele falou pra caramba, agora só falta ele dar a tabelinha de mãos e posições mas quais iremos ter êxito na utilização dessa estratégia, mas aí que está a parte legal, vocês criam as próprias tabelas. Tabelas não servem para muita coisa, o ideal é pegar a idéia da estratégia e adaptar para o seu mundo, para o seu jogo e para o seu torneio. Vocês podem pegar por exemplo ranges ficticioscalls/shove contra os diversos malucos que estão sentados nas mesas. Sua mão é importante, mas você deve saber usá-la com inteligência.

Muitos profissionais utilizam essa estratégia em torneios turbo e/ou torneios rebuy, e estão certos, ali não tem como esperar muito, em torneios rebuy por exemplo você tem que dobrar o máximo que conseguir na fase pré-rebuy, ficar enorme e jogar um bom poker na fase sem rebuy. Nos turbos você não tem muito espaço para raises PF certinhos, etc. Porém o nosso foco nas estratégias é o jogo para estruturas não turbo e sem rebuys, de todo modo vou dando os pitacos quando a estratégia puder ser usada.

- Quando não adotar essa estratégia?
Sempre que tivermos 100 ou mais bigblinds e o nosso oponente tiver em torno de 60%/70% da nossa stack (exceto os 3 primeiros níveis de blinds), quando a mesa é tight demais e só tomaremos calls/shove perdendo, quando 2 ou mais oponentes estão envolvidos na mão e não temos uma mão tão forte, quando você não possui um espírito gambler e perde qualquer coinflip e/ou 60/40

- Considerações Finais...
Vale lembrar que a intenção da estratégia não é sair por ai dando all in pré flop, e sim, analisar spots onde o all in não seria tão overbet assim, ou dar call em all ins de jogadores que possuem um range bastante loose para o shove.

Desejo que tudo que foi escrito nesse artigo seja lido com calma por vocês e que tirem o melhor proveito do que for interessante adquirir para o jogo de vocês, um grande abraço e até a próxima, pokemaobr

Nenhum comentário:

Postar um comentário